terça-feira, 3 de janeiro de 2012

VEREADOR É ACUSADO DE COMPRA DE VOTOS







O vereador parnaibano Elvis Cezar (PSDB) foi acusado por compra de votos em troca de brinquedos de Natal distribuídos às crianças dos bairros Jardim Isaura e Engenho, em Santana de Parnaíba. Isso porque, o critério para os pais cadastrarem seus filhos na lista de entrega de presentes foi a apresentação obrigatória do título de eleitor comprovando que o adulto tem domicílio eleitoral no município. Com isso, a doação dos mais de 3 mil brinquedos poderá ser caracterizada como crime eleitoral, por perder o caráter de ação social e configurar uma estratégia para atrelar o presente de Natal ao futuro voto dos pais no vereador tucano, na eleição do próximo ano.
Cotado como um dos pré-candidatos do PSDB para o cargo de prefeito, Elvis negou as denúncias, veiculadas originalmente em reportagem da Rede Record, exibida na segunda-feira, 19. À Folha de Alphaville, o vereador disse que a festa, realizada no dia anterior, “não teve e nunca terá qualquer viés político”, inclusive porque essa foi a 16ª edição. Ele chegou a contratar carros de som para circular a mensagem que convidava a população para fazer o cadastro. Segundo a lógica argumentativa de Elvis, se o objetivo fosse eleitoral, ele teria feito uma festa para os pais, e não para as crianças.
O cadastro com o título de eleitor é só uma forma de organização. Se um dia eu deixar de ser político, essa festa vai persistir, pois ela é uma recompensa social feita pela minha família, que teve origem muito pobre”, alegou. “Hoje, a gente consegue fazer um mínimo para quem mais precisa, e não é só para quem mais precisa: é para quem quiser”, continuou.
Apesar desse argumento, ele explicou que a comprovação do domicílio eleitoral tinha o objetivo de impedir a participação dos moradores de Barueri, já que a região atendida é próxima da divisa com a cidade. “Fiz isso porque nossa capacidade financeira não é grande: a nossa realidade é trabalhadora”, afirmou.
O tucano disse também que “políticos de grande envergadura na cidade” estão por trás da denúncia feita pela Rede Record. Ele acredita que a base governista se mobilizou para desmoralizá-lo, já que ele é o único oposicionista da Casa. Além disso, ele comentou que “com certeza existe relação” entre a denúncia e a confusão que ele protagonizou na Câmara Municipal, no dia 8 deste mês, durante a votação do reajuste de IPTU.
Elvis argumentou ainda que seu desejo é ver os colegas do Legislativo promoverem “uma festa semelhante, para ajudar aqueles que não tiveram a oportunidade de fazer o Natal”, mas, segundo ele, os demais não são engajados. “Deus tem caminhado em minha vida, irmão. Vou de frente com o sistema. Se eu fosse corrupto e tivesse interesse no dinheiro, eu já teria abraçado todas as propostas que me fazem. Isso aí, para mim, é insignificante”, finalizou.
Presidente da Câmara vê irregularidades
 
O presidente da Câmara de Santana de Parnaíba, Régis Salles (PMDB), disse à Folha de Alphaville, que o caso é de flagrante irregularidade e rebateu as acusações de que a denúncia foi articulada por governistas.
Eu não sei se eu rio ou se eu pago um tratamento para o Elvis”, disparou o peemedebista. “A gente já tinha orientado ele desde 2009, até porque ele solta um panfleto pedindo para as pessoas se cadastrarem. Tomei um baita susto com a reportagem e acho que isso suja a imagem dos políticos da cidade”, ponderou. Ele taxou a exigência do título de eleitor como “um absurdo” e ressaltou que não há defesa plausível para rebater as imagens capturadas pela Record.
Para Régis, a atribuição de culpa à base governista e a forma como Elvis encara o problema refletem “um desespero muito grande pelo poder”. “Ele já não está mais medindo o que pode e o que não pode: faz qualquer coisa, acha que está acima de tudo”, criticou.
Ele  acredita que o caso não é de quebra do decoro parlamentar – o que poderia motivar a abertura de um processo de cassação. Porém, ele pretende consultar o Jurídico da Câmara.

CONTROL+C/CONTROL+V
Esta notícia foi integralmente copiada do site FOLHA DE ALPHAVILE


Nenhum comentário:

Postar um comentário